quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses)



A construção do viaduto foi iniciada em 24 de setembro de 1921, pela empresa inglesa Norton Griffts Co., para ser o Porto de Fortaleza, em substituição a antiga Ponte Metálica. No entanto, nunca funcionou como porto.Sua estrutura foi desenhada por engenheiros da empresa inglesa que mantinha interesses comerciais no Ceará, daí veio a nome de “Ponte dos Ingleses”. (foto do Arquivo Nirez)



Esse viaduto integrava o ante-projeto de um porto-ilha proposto pelo engenheiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira, e desenvolvido pelo engenheiro Lucas Bicalho. As obras iniciadas no governo do presidente  Epitácio Pessoa em 1921, a cargo da firma inglesa Norton Griffiths and Co Ltd., foram suspensas no governo de Artur Bernardes.
A estrutura que teve como calculista de concreto armado o engenheiro inglês George Ivan Cope, permaneceu inconclusa e terminou abandonada. 


Em 1994,  foi aprovado um projeto determinando a sua recuperação. A nova Ponte dos Ingleses foi uma ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado. O projeto recuperou a estrutura para uso público e urbanizou para uso de lazer, além de incluir uma armação de madeira sobre parte do viaduto, projeto de Fausto Nilo Costa Júnior e Delberg Ponce de Leon.



Atualmente a Ponte dos Ingleses passa por nova reforma, com duração prevista de 120 dias, para a melhoria na infraestrutura de acesso e na conservação, possibilitando mais conforto e segurança aos visitantes. No total, serão investidos na recuperação, aproximadamente, R$ 346 mil.

A Ponte metálica vista da Ponte dos Ingleses

Dentre as benfeitorias que serão realizadas, estão a aplicação de hidro-fugante, espécie de impermeabilizante, nas estruturas de concreto armado; o piso de madeira danificado será retirado e substituído, além de receber a aplicação de produtos contra cupins e verniz naval, indicado para aqueles ambientes expostos constantemente à maresia; e a pintura, que se encontra bastante desgastada, será removida e receberá tratamento especial para a proteger da ação de insetos.

fotos:
Rodrigo Paiva
Fátima Garcia

fonte:
Revista do Instituto do Ceará, 2004 - artigo de José Liberal de Castro
Revista Fortaleza, junho de 2006
Jornal Diário do Nordeste

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde.
Solicito aos senhores fotos e fatos a respeito da ponte dos ingleses.
Obrigado.
ATT
Vinicius
viniciusadvogado@hotmail.com