terça-feira, 26 de abril de 2011

A Feirinha da Beira Mar

Fortaleza 285 anos


A Feirinha é um dos pontos turísticos de Fortaleza, conhecida pela oferta de produtos típicos e peças de artesanato cearenses. Funciona na Beira Mar desde o início da década de 1980.
Em recente intervenção da prefeitura, visando o ordenamento da Avenida Beira Mar, a feira ficou concentrada em 200 metros da orla, entre a Rua Oswaldo Cruz e a Avenida Desembargador Moreira.
É composta de 633 boxes, sendo 612 de feirantes, 4 tem ocupação rotativa e 17 são institucionais.




A feira comercializa produtos típicos e artesanais muito diversificados: confecções, calçados, cintos, bolsas, moda praia, esportiva, bijuterias, redes, rendas, bordados, castanhas, cachaça e muito mais.
Os outros pólos de comercialização de artesanatos, similares ao da Beira Mar são o Mercado Central e a Emcetur, na Praça da Estação.

A feira de artesanato da Avenida Beira- Mar é um bem tombado pelo município de Fortaleza. O processo de tombamento ocorreu em data de 1995,  na gestão do prefeito Antônio Cambraia. 


As atrações noturnas no calçadão da orla vão além das mercadorias expostas na feira: repentistas, desenhistas, vendedores ambulantes, vendedores de pacotes turísticos, mendigos, estátuas, teatro mambembe, exibições de artistas populares, e profissionais do sexo fazem a festa no pedaço.    
A feirinha da Beira Mar funciona diariamente, a partir das 18 horas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito tirou todas as minhas dúvidas

Fátima Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.